sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais uma vez! Ou melhor, DUAS!


Mais uma vez, ou melhor, mais duas vezes, passei pela experiência mais divina de uma mulher! Como expectadora, a emoção é diferente, lógico, mas mesmo assim, é tão real, tão mágico, tão intenso!!!

Cheguei às 19:00 hrs na maternidade e lá estava o “Dr.” Daniel, sentado na mesa da recepção. Quando me viu, estendeu as mãos e me cumprimentou. Me desejou boas vindas e eu aproveitei para falar que a gente já se conhecia a bastante tempo! Ele falou que sabia que eu era neta do Seu Milton e que estava feliz de me encontrar ali. Agradeci. Disse-lhe que minha Família mandara lembranças. Ele puxou papo, disse que sempre que eu quiser, posso assistir os partos que ele faz e que, quando estiver tranqüilo, me deixa fazer! (hahahahaha)

Enfim, Daniel (não consigo chama-lo de Doutor! O conheço desde pequena!) foi para sua sala, realizou algumas consultas e eu fiquei ali com a equipe, aplicando um instrumento de estresse. Dentre algumas puérperas, uma (C. 19 anos) já estava em trabalho de parto desde a hora que eu cheguei e a outra (D. 27 anos), foi internada em TP depois de passar com o médico.

De fora do pré-parto ouvia os gemidos. Intensos. A dor parecia forte.

Daniel passava sempre olha-las.

Depois de um tempo, o “Doutor” me chamou e disse que ia para a sala de parto, que o bebê de D. estava nascendo... para eu acompanha-lo.

Fui para o centro cirúrgico, coloquei a touca, máscara e proteção nos pés. Como da primeira vez. Quando ele me viu desse jeito, me levou até o trocador e me deu uma roupa para vestir, disse que eu iria me sujar. Me senti parte efetiva da equipe nesse momento. Rs.

Fomos para a sala, ele me deu luvas e pediu para que eu ficasse por perto. Quando a bebêzinha coroou, me chamou e pediu para colocar a mão. Não sabia se ria, se chorava ou se colocava a não! Coloquei e ajudei a puxa-la! Indescritível, inimaginável!

Nasceu uma Princesa Cabeludinha! Ana Clara!

Depois, me explicou que agora não esperam mais a mãe expelir a placenta, e que a ajudam a tirar. Me fez pegar no cordão como se fosse uma pinça e ir puxando devagariinho, até sair completamente. Me explicou como a placenta funcionava e como o bebê ficava lá dentro, mostrou-me as membranas, tudinho!

Agradeci-o IMENSAMENTE por ter me proporcionado aquele momento!

Depois voltei pra recepção da maternidade e continuei com a equipe lá, ajudando no que podia.

C. ainda estava lá, em trabalho de parto. Alternava entre o chuveiro e a cama para aliviar a dor....

O Doutor sempre ia examiná-la, até que estourou a bolsa.

Depois de um tempo, disse-me que iria para a sala de parto novamente e que, se eu quisesse acompanhá-lo, para ficar a vontade.

Lógico que fui, novamente! Rs...

Cheguei, já me vesti, fui para a sala de parto junto com a equipe e esperei que ele chegasse... enquanto isso, C. falava que não daria conta, que não conseguiria. Estava visivelmente nervosa, tadinha!

Fomos acalmando-a e pedindo para que se concentrasse na força.

Daniel chegou, e ficou um tempo tentando o parto da maneira mais natural. Quando percebeu que seria difícil, pediu para prepararem a epísio.

Nunca tinha visto uma episiotomia antes e, na minha santa ingenuidade, era um corte “reto”, mas não tem como, né?! Rs.. Então, é um corte transversal, do ladinho da vagina.

Um dos assistentes precisou ‘subir’ em cima da maca e fazer força na barriga da mãe, pois o bebê não saia de jeito nenhum.

Depois de uma força ‘felomelal’, tanto do assistente quanto da mãe, nasceu o Victor Gabriel. Lindinho e Cabeludo também!

Dessa vez, fiquei só de expectadora no parto!

A mãe sangrou bastante. Aplicaram ocitocina para não dar hemorragia e o médico foi dar os pontos. Nesse momento ele me deixou a vontade para continuar ali ou para sair.

Preferi sair e deixa-lo terminar o serviço em paz. Rs...

Depois disso, me despedi da equipe e disse que estava feliz demais.

Vim para a casa e sonhei a noite inteira com isso! Pensei o dia inteiro!

A cada dia que passa e a cada dia que vou para a maternidade tenho mais certeza do que quero para a minha vida!

É indescritível. Único. Mágico!

Se sinto tudo isso só como expectadora, imagine quando for a personagem principal dessa história toda.....

9 comentários on "Mais uma vez! Ou melhor, DUAS!"

. on 18 de junho de 2010 às 23:27 disse...

É emocionante mesmo...E imagine,vc praticamente realizou o parto...que lindo
Parabens flor

Kecia on 19 de junho de 2010 às 09:47 disse...

Amadaaaaa q LINDO!!! Vai treinando, quem sabe quando meu pr[oximo vier de PN aí vc ajuda? =D

Renatinha on 19 de junho de 2010 às 14:11 disse...

Nossa Nah, q emocao... realmente ver alguem nascendo nao tem explicacao!
E tenho certeza q a ajuda de uma psicologa na maternidade ajuda muito..
bjkas

PS. Vc tem aquelas letras chatas de verificacao na sua pagina :(

Din on 21 de junho de 2010 às 20:14 disse...

Puxa... fazia tempo que vc não postava nada...
Que emoção! Eu queria ter tido um PN, mas não deu... infelizmente tive pré-eclampsia, quem sabe no próximo? Se eu tiver coragem (rsrsrsrs)

Fabíola on 30 de junho de 2010 às 02:58 disse...

Oi Nah!! Tdo bom moça?

Poxa, deve ser indescritível mesmo essa emoção. Eu acho essa área mto interessante para trabalhar.

Ví q vc me add lá no blog, não poderia deixar de ver os seus tb.

Os layouts são lindos, vc me ajuda a fazer um para a Clarinha??

Bjs enormes.

Juliana Melos on 13 de julho de 2010 às 02:09 disse...

oi flor não sei se vc vai ler nesse blog o meu comentário mas vamos lá
ou colocar vc na lista sim não se preocupe...mas se depois do dia 24 der erro algo assim vc me avisa por Mp ok?
bjs

Nivia Gonçalves Masutti on 19 de julho de 2010 às 14:52 disse...

Tô chocada com seu relato! Que corajosa, acho que eu não daria conta não, muito sangue, medo. Parabéns, seu futuro será brilhante! Só acho que como Psicóloga esses momentos não serão muito comuns na sua vida não, mas trabalhar com futuras mamães e mamães fresquinhas é tudo de bom. Boa sorte! Prentendo passar por aqui mais vezes. Bjocas. Nivia.

Unknown on 7 de setembro de 2010 às 22:39 disse...

Olá,estou te add,sou do ef,a peguei teu link lá,espero q não se importe,e sobre o texto,sim é indiscritivel,se eu pudesse eu teria feito o meu parto msm kkkkkkkkkk,mas teria muito medo,meu filho já tem 9 meses e sempre vejo ele pqno acabando de nascer todo sujinho,sempre q o olho,kkkkkkkkkkk,coisa de mãe louca

bjinhooossss

Unknown on 15 de novembro de 2010 às 17:22 disse...

Adoreeei.. lindo demais o post...
Adorei sua descrição no perfil tbm..

pode esperar que a dona cegonha não vai esquecer seu presente de natal rsrs =]

bjinhoss
to seguindo